Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ABERTA AS INSCRIÇÃO PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2012


"O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A nona edição do programa será realizada no período de 24 a 28/09/2012 na Câmara dos Deputados, Brasília- DF.

A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas à juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2012. O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. A nona edição do PJB será realizada entre 24 e 28 de setembro, e vai reunir 78 estudantes de todos os estados.
Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas, em conjunto com a ficha de inscrição e documentação requerida, e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas:

Agricultura e Meio Ambiente;

Saúde e Segurança Pública;

Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;

Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares."
O RN TEM 08 VAGAS, FAÇA SEU PROJETO E CONQUISTE SUA VAGA, SEJA UM DEPUTADO FEDERAL POR UMA SEMANA, FAÇA A DIFERENÇA.
MATÉRIA RETIRADA NO ENDEREÇO: http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem

domingo, 8 de abril de 2012

13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública


No período de de 21 a 27 de abril a contecerá "A 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, em sintonia com os principais debates
da atualidade educacional, pautou o Piso Salarial Nacional do Magistério, a Carreira Profissional e o Plano Nacional de Educação, com ênfase na aplicação de 10% do PIB na educação, como eixos da mobilização que a CNTE e seus sindicatos filiados empreenderão em todas as escolas públicas do país.
Importante frisar que a presente Semana da Educação acontece menos de um mês após a realização da vitoriosa Greve Nacional convocada pela CNTE em defesa dos temas ora pautados para a discussão de maior profundidade com a comunidade escolar. O liame desse debate perpassa pelo respeito às leis educacionais e pelas metas e estratégias do projeto de PNE, sobre o qual verificaremos se estão sendo observados os princípios e objetivos da educação nacional, previstos na Constituição e conclamados pela sociedade. Vale esclarecer, ainda, que o país encontra-se quase ano e meio sem Plano Nacional de Educação em vigência.
O último expirou em janeiro de 2011 e o Congresso, até o momento, não deliberou sobre o novo PNE. Portanto, nossa luta centra-se também na aprovação imediata do PNE, que servirá de referência para os planos estaduais, distrital e municipais de educação. Ao fim da semana de 21 a 27 de abril, esperamos ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos e todas." (texto retirado no endereço http://cnte.org.br/images/pdf/cnte_13a_semana_nacional_2012_livreto_web_final.pdf)
Veja a Programação:
PROGRAMAÇÃO

21/04 » Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.
22/04 » Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.
23/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade.
24/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN).
25/04 » Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira.
26/04 » Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira,
Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.
27/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a
repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as
condições de trabalho.
Fonte: http://janeayresouto.com.br/2012/?p=3029