terça-feira, 13 de novembro de 2012

"Suco bom é suco da fruta... E das hortaliças, e dos grãos e até das cascas das frutas. Misturando um ingrediente aqui e outro ali, descobriu-se que o sabor era bom e, ainda melhor, o mix resultava em uma bebida nutritiva. As combinações são as mais diversas e às vezes podem soar estranhas, mas só apontam para o consumo dos produtos da horticultura de forma saudável. É o que mostra o Manual dos Sucos, elaborado por uma equipe de nutricionistas e culinaristas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Foram desenvolvidas 25 receitas diferentes como chá mate com cascas de abacaxi, repolho roxo com acerola, laranja com gérmen de trigo e até pêssego com alface. Além de ensinar como preparar as bebidas e aproveitar melhor os alimentos, a publicação indica como selecionar, armazenar e higienizar os ingredientes. Uma das dicas importantes é dar preferência aos alimentos de consistência firme, com casca integra, sem amassados, furos ou manchas. Use, preferencialmente no dia da compra. Se não for possível, armazene em sacos plásticos e mantenha na parte de baixo da geladeira, sem encostar nas paredes para não molhar e deteriorar facilmente. Também é importante dar preferência aos produtos da época, pois a sazonalidade proporciona melhor qualidade e melhor preço. Segundo a publicação, os sucos são importantes na dieta, pois fornecem água e nutrientes fundamentais ao organismo, como vitaminas e minerais, e possuem baixas calorias, quando não adoçados. Confira vários sucos diferentes e saiba como prepará-los para ter uma dieta saudável e refrescar os dias de calor: Chá Mate com Cascas de Abacaxi Ingredientes *2 xícaras (chá) de água (480ml) *2 colheres (sopa) de erva mate (12g) Preparo Coloque a água em uma panela ou chaleira e deixe ferver. Retire do fogo e adicione a erva mate. Abafe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e reserve. Suco da casca do abacaxi Ingredientes *4 xícaras (chá) de casca de abacaxi picada (520g) *3 xícaras (chá) de água (720ml) Preparo Em uma panela, coloque as cascas do abacaxi para cozinhar com a água, até ficarem macias. Retire do fogo e espere esfriar. Coe e misture com o chá. Adoce a gosto. Sirva gelado. Suco de repolho roxo com acerola Ingredientes *4 folhas de repolho roxo (284g) *2 pacotes de polpa de acerola (200g) *750ml de água *2 colheres (sopa) de adoçante (4g) Preparo Higienize as folhas de repolho. Rasgue as folhas de repolho e bata no liquidificador com a polpa de acerola e a água. Adoce e volte a bater por alguns segundos e sirva. Suco de laranja com gérmen de trigo Ingredientes *Suco de 3 laranjas (150ml) *1 banana nanica (160g) *2 colheres (sopa) de gérmen de trigo torrado (40g) *2 colheres (sopa) de mel (36g) *1/2 xícara (chá) de água (120ml) *1 laranja para decorar (218g) Preparo Higienize as laranjas e a banana. Pique-as e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Para decorar, use uma rodela de laranja. Suco refrescante Ingredientes *1 limão grande (116g) *1 colher (sopa) de hortelã (2g) *1/4 de melão (675g) *4 folhas de agrião (2g) *1/4 xícara (chá) de gelo (38g) *2 colheres (sopa) de açúcar (28g) *1 xícara (chá) de água (240ml) Preparo Esprema o suco do limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe com uma peneira e reserve. Distribua dois cubos de gelo em cada copo e acrescente o suco reservado. Suco de cenoura, maçã, gengibre e salsinha Ingredientes *3 cenouras médias (450g) *1 pedaço de gengibre de 1,5cm (12g) *2 maçãs (322g) *3 galhos de salsinha (8g) *1 litro de água gelada Preparo Higienize as cenouras, o gengibre, as maçãs e a salsinha. Descasque o gengibre e reserve. Retire as sementes das maçãs e o excesso de talo da salsinha. Descasque as cenouras, o gengibre, as maçãs, e a salsinha com a água e coe. Adoce, se necessário, e sirva gelado. Suco de capim santo e tangerina Ingredientes *1 litro de água *8 folhas de capim santo *1 xícara (chá) de suco de tangerina (240ml) Preparo Em uma panela, coloque a água e o capim santo. Leve ao fogo e deixe ferver em fogo alto por três minutos. Espere esfriar. Coe o chá com uma peneira e transfira para uma jarra, adicione o suco de tangerina e misture bem. Adoce, se necessário, e sirva gelado. Coroa vermelha Ingredientes *1 cacho médio de uva rubi (266g) *2 fatias finas de beterraba (45g) *1/2 goiaba grande (102g) *1 litro de água de coco Preparo Higienize as uvas, a beterraba e a goiaba. Retire as sementes das uvas e descasque a beterraba e a goiaba. Em um liquidificador, bata as uvas, a beterraba, a goiaba e a água de coco e coe. Adoce, se necessário, e sirva gelado. Suco de pêssego com alface Cubos de laranja com alface Ingredientes *5 folhas grandes de alface lisa (30g) *6 laranjas grandes (1308g) Preparo Higienize e pique as folhas de alface e reserve. Higienize e esprema as laranjas, reservando o suco. Bata no liquidificador o suco de laranja e a alface reservados e despeje em uma forma para gelo. Leve ao congelador por 3 horas ou até endurecer. Suco de pêssego Ingredientes *3 pêssegos grandes (870g) *2 xícaras (chá) de água (480ml) Preparo Bata os pêssegos com a água por 2 minutos e reserve. No momento de servir, distribua os cubos de suco de laranja congelados em 6 copos, despeje o suco de pêssego e sirva. Suco de abacaxi com couve e hortelã Ingredientes *1/2 abacaxi (887g) *4 xícaras (chá) de água filtrada (960ml) *2 folhas de couve (40g) *1 ramo de hortelã (2g) Preparo Higienize as folhas de couve e hortelã, descasque o abacaxi e corte em fatias. Em um liquidificador, coloque o abacaxi, a água, a couve, e as folhas de hortelã e bata tudo. Coe o suco e adoce, se necessário. Smoothie de verão 1 polpa de maracujá (100g) 1 polpa de morango (100g) 1 iogurte natural desnatado congelado (200g) 1 colher (sopa) de hortelã picada (2g) 1 colher (sopa) de granola (8g) 3 colheres (sopa) de mel (54g) Preparo Bata no liquidificador as polpas com iogurte, a hortelã, a granola e o mel até ficar cremoso." fonte: http://www.marceloabdon.com.br/